Copa do Mundo de 1954

 

Copa do Mundo de 1954 - Suiça

Copa do Mundo FIFA de 1954        
Championnat du Monde de Football de 1954

A Copa do Mundo FIFA de 1954, a quinta edição do certame, foi sediada na Suíça de 16 de junho até 4 de julho. Era o ano do 50º aniversário da FIFA, portanto era apropriado que a competição máxima do futebol fosse jogada no país de seu órgão maior, e a Suíça foi escolhida como anfitriã em julho de 1946. O torneio foi vencido pela Alemanha Ocidental ao bater a Hungria na final por 3 a 2 sacramentando assim o primeiro título aos germânicos.

Eliminatórias

Um total de 45 times se inscreveram para a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 1954, em busca de 16 vagas na fase final. Suíça, como país-sede, e Uruguai, como defensores do título, se classificaram automaticamente, deixando 14 vagas.

A FIFA rejeitou as entradas de Islândia, Bolívia, Costa Rica, Cuba, Vietnã do Sul e Índia. Os 37 times restantes foram divididos em 13 grupos, baseados em considerações geográficas:

Um total de 33 times jogaram pelo menos uma partida das Eliminatórias. Um total de 57 partidas foram disputadas com 208 gols marcados (uma média de 3,65 por jogo).

A competição

Pela primeira vez uma Copa teve cobertura pela televisão, e moedas comemorativas foram cunhadas por causa do evento. A partir dessa Copa, o Brasil passou a usar o uniforme com a camisa amarela e o calção azul. Depois da derrota no Mundial de 1950, o uniforme antigo (camisa branca e calção azul usado desde 1919) foi considerado uma das fontes de azar. Em 1953, o professor e jornalista gaúcho Aldyr Garcia Schlee venceu outros treze candidatos no concurso para escolha do novo uniforme. Como vencedor recebeu uma cadeira cativa no Maracanã, um estágio como desenhista no extinto jornal Correio da Manhã e uma soma em dinheiro.

Foi um mundial dominado amplamente pela fantástica equipe húngara, campeã olímpica de 52, composta de super craques como Ferenc Puskás, Nándor Hidegkuti, József Zakariás, Sándor Kocsis, Zoltán Czibor, dentre outros. Mas existiam outras seleções fortes como o Uruguai bicampeão mundial, o Brasil (que tentava se recompor de 50 com Didi e Julinho Botelho), a Alemanha Ocidental (com Fritz Walter e Helmut Rahn).

A Copa de 54 foi disputada na Suíça e foi a primeira em solo europeu depois da 2ª Guerra. A escolha da sede levou em conta justamente a neutralidade da Suíça durante o conflito. Apesar do sucesso do certame cabe uma crítica à fórmula da copa, bastante confusa. Cada grupo tinha dois cabeças de chave que não se enfrentavam, assim como as duas equipes restantes que não se enfrentavam. Assim ao invés de 3 jogos cada, no sistema todos contra todos, realizaram-se apenas 2 jogos por equipe. Os cabeças de chave foram baseados nos rankings da FIFA à época e eram os seguintes:

Primeira fase

A Hungria, pelo Grupo B, aplicou na 1ª fase duas goleadas históricas,uma sobre a fraca Coréia do Sul por 9 a 0 e a outra sobre nada mais, nada menos do que a Alemanha Ocidental, 8 a 3. Turquia e Alemanha Ocidental então tiveram que jogar o desempate pois terminaram empatados em pontos. A partida foi vencida pelos alemães com facilidade. O técnico Sepp Herberger colocou o time reserva em campo contra os húngaros, pois assim absorveria melhor uma mais que provável derrota e pouparia seus comandados.

Pelo Grupo A, o do Brasil, ocorreu um episódio bastante curioso. Brasil e Iugoslávia venceram seus primeiros compromissos (Brasil 5 a 0 contra México e Iugoslávia pela contagem simples sobre a França) e o empate garantia ambos na fase seguinte. Acontece que os jogadores do Brasil não conheciam o tal regulamento e atacavam insistentemente a meta iugoslava, com os jogadores eslavos fazendo gestos aos brasileiros pelo empate que beneficiaria os dois. Ao final do jogo alguns brasileiros choravam e apenas posteriormente a situação foi esclarecida. Tanto brasileiros como iugoslavos se classificaram à fase seguinte.

No grupo C, Áustria e Uruguai classificaram-se sem problemas. A Celeste Olímpica ganhou da Tchecoslováquia por 2 a 0 e da Escócia por 7 a 0.uma curiosidade é que ,insatisfeito com as intromissões da comissão técnica no seu trabalho, o técnico da Escócia Andy Beattie pediu demissão logo após a derrota para a Áustria. A Áustria também passa fácil com 1 a 0 na Escócia e 5 a 0 na Tchecoslováquia. No Grupo D, o English Team tenta se refazer do desastre de 50, sua estréia em copas. Empata em um jogo espetacular com a Bélgica por 4 a 4 e ganha da Suíça por 2 a 0. Suíça e Itália duelariam duas vezes no grupo. Na primeira partida os helvéticos venceriam por 2 a 1 num jogo muito conturbado e de uma arbitragem bastante controversa do brasileiro Mario Vianna. As equipes se enfrentariam novamente, e no jogo desempate a Suíça vence por 4 a 1. Chega as Quartas de Final.

Fase final

O Brasil foi a vítima magiar nas Quartas. Uma verdadeira batalha campal em Berna e Hungria vence por 4 a 2. Áustria e Suíça fazem o jogo com maior número de gols da história dos mundiais: Áustria 7 x 5 Suíça. A Alemanha Ocidental vence a Iugoslávia por 2 a 0 e o Uruguai atropela a Inglaterra por 4 a 2.

Numa das semifinais tivemos a Áustria encarando a equipe da República Federal da Alemanha, uma das três nações alemãs da época. O time da RFA se classificou batendo os alemães da região do Sarre, ocupado pela França, enquanto a Alemanha Oriental não se inscreveu para a Copa. Com a final em jogo, a equipe alemã bateu a austríaca por 6 a 1. Destaque para os irmãos Fritz e Ottmar Walter, que, com passes rápidos, levaram sempre perigo ao gol austríaco.

Na outra semifinal, tivemos um dos mais interessantes jogos do torneio, onde a Hungria liderava sobre o Uruguai ao final do primeiro tempo por 1 a 0. Mas ao final dos noventa minutos o placar apontava 2 a 2, levando a partida a prorrogação. A igualdade foi quebrada por Sándor Kocsis, que marcaria dois gols no tempo extra e assim levando a Hungria a final, derrotando um time que jamais havia perdido um jogo de Copa do Mundo. O Uruguai sofreria sua segunda derrota ao ceder o terceiro lugar aos austríacos por 1x0.

Final: "O Milagre de Berna"

O Wankdorf Stadium em Berna recebeu 60.000 pessoas se espremerem para acompanhar a partida final entre Alemanha Ocidental e Hungria, uma repetição do jogo da primeira fase. Nesta fase, a Hungria venceu os reservas alemães por 8 a 3. O Time Dourado dos húngaros era o favorito, pois vinha de 32 partidas invicto, porém vinha de duas partidas duras. Começou a chover no dia do jogo - na Alemanha isso é chamado de "Fritz-Walter-Wetter" (tempo de Fritz Walter) pois dizia-se o capitão da equipe alemã Fritz Walter jogava seu melhor futebol na chuva. Adi Dassler, proprietário da Adidas e fornecedor de material esportivo para a seleção alemã, forneceu chuteiras com cravos intercambiáveis, que melhor se adaptariam ao campo molhado.

Na final se viu Ferenc Puskás atuando mesmo não estando em sua melhor forma. Ainda assim ele colocou seu time à frente do placar em apenas 6 minutos de jogo, e com Zoltán Czibor fazendo outro tento dois minutos depois parecia que os favoritos realmente levariam o título. Porém, com um rápido gol de Max Morlock no décimo minuto, e Helmut Rahn empatando aos 19, a maré começou a virar.

No segundo tempo a Hungria desperdiçou diversas chances. Mas, nervosos não conseguiram nada. Os alemães praticamente "cozinharam" o jogo a seu favor, e acabariam premiados. A meros seis minutos do final da partida, o popular narrador do rádio alemão Herbert Zimmermann fez sua mais memorável declaração ao dizer: "Rahn deveria chutar do meio da rua" (em alemão: "aus dem Hintergrund müsste Rahn schießen"), e assim foi. O segundo gol de Rahn, que chutou da meia-lua da área, após a zaga húngara afastar mal a bola, deu a liderança da partida aos alemães. Depois, Puskás ainda teve um gol impedido.

Aos alemães foi entregue a Taça Jules Rimet e o título de vencedores da Copa do Mundo com a torcida cantando junto o hino nacional alemão. Na Alemanha, esta partida é conhecida como o Milagre de Berna. Um filme baseado na história foi lançado em 2003. Para os húngaros, a derrota foi um desastre.

Os 11 gols marcados por Kocsis não apenas o garantiram a artilharia desta Copa, mas o tornou o recordista como artilheiro em uma Copa, superando Ademir de Menezes que havia marcado 9 tentos na Copa anterior. A marca de Kocsis viria a ser quebrada na Copa seguinte por Just Fontaine e seus 13 gols.

Sedes

Copa do Mundo FIFA de 1954

Seis cidades sediaram o torneio:

Fase Inicial

Grupo 1

TimePtsJVEDGFGSSG
Brasil Brasil32110615
Flag of SFR Yugoslavia.svg Iugoslávia32110211
Bandeira da França França22101330
Flag of Mexico.svg México0200228-6
16 de junho de1954
17:10
Brasil Brasil5–0Flag of Mexico.svg MéxicoGeneva, Charmilles Stadium
Árbitro: Wyssling (Suíça)
Público: 13,000
Baltazar 23'
Didi 30'
Pinga 34', 43'
Julinho 69'
 

16 de junho de 1954
18:00
Flag of SFR Yugoslavia.svg Iugoslávia1–0Bandeira da França FrançaLausanne, Stade Olympique de la Pontaise
Árbitro: Griffiths (País de Gales)
Público: 27,000
Milutinović 15' 

19 de junho de 1954
17:00
Brasil Brasil1–1Flag of SFR Yugoslavia.svg IugosláviaLausanne, Stade Olympique de la Pontaise
Árbitro: Faultless (Escócia)
Público: 40,000
Didi 69'Zebec 48'

19 de junho de 1954
17:10
Bandeira da França França3–2Flag of Mexico.svg MéxicoGeneva, Charmilles Stadium
Árbitro: Asensi (Espanha)
Público: 19,000
Vincent 19'
Cárdenas 49' (contra)
Kopa 88' (pen)
Lamadrid 54'
Balcázar 85'

Grupo 2

TimePtsJVEDGFGSSG
Flag of Hungary 1949-1956.gif Hungria4220017314
Bandeira da Alemanha Alemanha Ocidental2210179-2
Flag of Turkey.svg Turquia22101844
Flag of South Korea.svg Coreia do Sul02002016-16
17 de junho de 1954
18:00
Bandeira da Alemanha Alemanha Ocidental4–1Flag of Turkey.svg TurquiaBerne, Wankdorf Stadium
Árbitro: Da Costa Vieira (Portugal)
Público: 39,000
Schäfer 14'
Klodt 52'
O. Walter 60'
Morlock 84'
Suat 2'

17 de junho de 1954
18:00
Hungria Flag of Hungary 1949-1956.gif9–0Flag of South Korea.svg Coreia do SulZürich, Hardturm Stadium
Árbitro: Vincenti (França)
Público: 18,000
Puskás 12', 89'
Lantos 18'
Kocsis 24', 36', 50'
Czibor 59'
Palotás 75', 83'
 

20 de junho de 1954
16:50
Hungria Flag of Hungary 1949-1956.gif8–3Bandeira da Alemanha Alemanha OcidentalBasel, St. Jakob Stadium
Árbitro: Ling (Inglaterra)
Público: 65,000
Kocsis 3', 21', 67', 78'
Puskás 17'
Hidegkuti 50', 54'
Tóth 73'
Pfaff 25'
Rahn 77'
Herrmann 81'

20 de junho de 1954
17:00
Flag of Turkey.svg Turquia7–0Flag of South Korea.svg Coreia do SulGeneva, Charmilles Stadium
Árbitro: Marino (Uruguai)
Público: 3,000
Suat 10', 30'
Lefter 24'
Burhan 37', 64', 70'
Erol 76'
 

Jogo Extra:

23 de Junho de 1954
18:00
Bandeira da Alemanha Alemanha Ocidental7–2Flag of Turkey.svg TurquiaZürich, Hardturm Stadium
Árbitro: Vincenti (França)
Público: 18,000
O. Walter 7'
Schäfer 12', 79'
Morlock 30', 60', 77'
F. Walter 62'
Mustafa 21'
Lefter 82'

Grupo 3

TimePtsJVEDGFGSSG
Flag of Uruguay.svg Uruguai42200909
Flag of Austria.svg Áustria42200606
Flag of Czechoslovakia.svg Tchecoslováquia0200207-7
Flag of Scotland.svg Escócia0200208-8
16 de junho de 1954
18:00
Flag of Uruguay.svg Uruguai2–0Flag of Czechoslovakia.svg TchecoslováquiaBerne, Wankdorf Stadium
Árbitro: Ellis (Inglaterra)
Público: 20,500
Míguez 72'
Schiaffino 81'
 

16 de junho de 1954
18:00
Flag of Austria.svg Áustria1–0Flag of Scotland.svg EscóciaZurique, Hardturm Stadium
Árbitro: Franken (Bélgica)
Público: 30,000
Probst 33' 

19 de junho de 1954
16:50
Flag of Uruguay.svg Uruguai7–0Flag of Scotland.svg EscóciaBasiléia, St. Jakob Stadium
Árbitro: Orlandini (Itália)
Público: 43,000
Borges 17', 47', 57'
Míguez 30', 83'
Abbadie 54', 85'
 

19 de junho de 1954
17:00
Flag of Austria.svg Áustria5–0Flag of Czechoslovakia.svg TchecoslováquiaZurique, Hardturm Stadium
Árbitro: Stefanović (Iugoslávia)
Público: 25,000
Stojaspal 3', 70'
Probst 4', 21', 24'
 

Grupo 4

TimePtsJVEDGFGSSG
Flag of England.svg Inglaterra32110642
Flag of Switzerland.svg Suíça2210123-1
Flag of Italy.svg Itália22101532
Flag of Belgium (civil).svg Bélgica1201158-3
17 de junho de 1954
17:50
Flag of Switzerland.svg Suíça2–1Flag of Italy.svg ItáliaLausanne, Stade Olympique de la Pontaise
Árbitro: Viana (Brasil)
Público: 43,000
Ballaman 18'
Hügi 78'
Boniperti 44'

17 de junho de 1954
18:10
Flag of England.svg Inglaterra4–4Flag of Belgium (civil).svg BélgicaBasel, St. Jakob Stadium
Árbitro: Schmetzer (Alemanha Ocidental)
Público: 40,000
Broadis 26', 63'
Lofthouse 36', 91'
Anoul 5', 71'
Coppens 67'
Dickinson 94' (og)

20 de junho de 1954
17:00
Flag of Italy.svg Itália4–1Flag of Belgium (civil).svg BélgicaLugano, Cornaredo Stadium
Árbitro: Steiner (Áustria)
Público: 26,000
Pandolfini 41' (pen)
Galli 48'
Frignani 58'
Lorenzi 78'
Anoul 81'

20 de junho de 1954
17:10
Flag of England.svg Inglaterra2–0Flag of Switzerland.svg SuíçaBerne, Wankdorf Stadium
Árbitro: Zsolt (Hungria)
Público: 50,000
Mullen 43'
Wishaw 69'
 

Play-off:

23 de Junho de 1954
18:00
Flag of Switzerland.svg Suíça4–1Flag of Italy.svg ItáliaBasel, St. Jakob Stadium
Árbitro: Griffiths (País de Gales)
Público: 30,000
Hügi 14', 85'
Ballaman 48'
Fatton 90'
Nesti 67'

Fases Finais

Quartas de FinaisSemi FinaisFinal
          
27 de Junho - Berna    
 Flag of Hungary.svg Hungria 4
30 de Junho – Lausanne
 Brasil Brasil 2 
 Flag of Hungary.svg Hungria 4
26 de Junho - Basileia
  Flag of Uruguay.svg Uruguai 2 
 Flag of Uruguay.svg Uruguai 4
4 de Julho – Berna
 Flag of England.svg Inglaterra 2 
 Flag of Hungary.svg Hungria 2
26 de Junho - Lausanne
  Bandeira da Alemanha Alemanha Ocidental 3
 Flag of Austria.svg Áustria 7
30 de Junho - Basileia
 Flag of Switzerland.svg Suíça 5 
 Flag of Austria.svg Áustria 1Terceiro Lugar
27 de Junho – Genebra
  Bandeira da Alemanha Alemanha Ocidental 6 
 Bandeira da Alemanha Alemanha Ocidental 2 Flag of Austria.svg Áustria 3
 Flag of SFR Yugoslavia.svg Iugoslávia 0  Flag of Uruguay.svg Uruguai 1
3 de Junho - Zurique

Quartas de Finais

26 de junho de 1954
17:00
Flag of Austria.svg Áustria7–5Flag of Switzerland.svg SuíçaLausanne, Stade Olympique de la Pontaise
Árbitro: Faultless (Escócia)
Público: 35,000
Wagner 27', 52', 58'
A. Körner 26', 34'
Ocwirk 32'
Probst 76'
Ballaman 16', 84'
Hügi 17', 23', 58'

26 de junho de 1954
17:00
Flag of Uruguay.svg Uruguai4–2Flag of England.svg InglaterraBasiléia, St. Jakob Stadium
Árbitro: Steiner (Áustria)
Público: 35,000
Borges 5'
Varela 39'
Schiaffino 46'
Ambrois 78'
Lofthouse 16'
Finney 67'

27 de junho de 1954
17:00
Flag of Hungary 1949-1956.gif Hungria4–2Brasil BrasilBerna, Wankdorf Stadium
Árbitro: Ellis (Inglaterra)
Público: 60,000
Hidegkuti 4'
Kocsis 7', 88'
Lantos 60'
Djalma Santos 18' (pen)
Julinho 65'

27 de junho de 1954
17:00
Bandeira da Alemanha Alemanha Ocidental2–0Flag of SFR Yugoslavia.svg IugosláviaGenebra, Charmilles Stadium
Árbitro: Zsolt (Hungria)
Público: 20,000
Horvat 9' (og)
Rahn 85'
 

Semi Final

30 de junho de 1954
18:00
Flag of Hungary 1949-1956.gif Hungria4–2Flag of Uruguay.svg UruguaiLausanne, Stade Olympique de la Pontaise
Árbitro: Griffiths (País de Gales)
Público: 37,000
Czibor 13'
Hidegkuti 46'
Kocsis 111', 116'
Hohberg 75', 86'

30 de junho de 1954
18:00
Bandeira da Alemanha Alemanha Ocidental6–1Flag of Austria.svg ÁustriaBasileia, St. Jakob Stadium
Árbitro: Orlandini (Itália)
Público: 58,000
Schäfer 31'
Morlock 47'
F. Walter 54' (pen), 64' (pen)
O. Walter 61', 89'
Probst 51'

Disputa do 3º Lugar

3 de julho de 1954
17:00
Flag of Austria.svg Áustria3–1Flag of Uruguay.svg UruguaiZurique, Hardturm Stadium
Árbitro: Wyssling (Suíça)
Público: 35,000
Stojaspal 16' (pen)
Cruz 59' (og)
Ocwirk 89'
Hohberg 22'

Final

4 de julho de 1954
17:00
Bandeira da Alemanha Alemanha Ocidental3–2Flag of Hungary 1949-1956.gif HungriaBerna, Wankdorf Stadium
Árbitro: Ling (Inglaterra)
Público: 60,000
Morlock 10'
Rahn 18', 84'
Puskás 6'
Czibor 8'
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
Alemanha Ocidental
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
Hungria

Vencedor

Campeão da Copa do Mundo FIFA de 1954
Alemanha Ocidental
Alemanha Ocidental
Primeiro título
Free Web Hosting