Copa do Mundo de 1930

 

Uruguay 1930 Worl Cup

1er Campeonato Mundial de Football       

 

A Copa do Mundo FIFA de 1930 foi a primeira Copa do Mundo de Futebol realizada. Foi sediada no Uruguai de 13 de julho a 30 de julho. A FIFA escolheu o Uruguai como sede numa conferência em Barcelona em 18 de maio de 1929 pois o país celebraria o centenário de sua independência e a Seleção Uruguaia de Futebol vinha de dois títulos olímpicos.

Treze equipes participaram. Nove das Américas e quatro da Europa. Poucas equipes européias decidiram participar por causa dos custos e da duração da viagem. As duas primeiras partidas da história da Copa do Mundo ocorreram simultaneamente e foram vencidas pela França e pelos Estados Unidos, que bateram respectivamente o México por 4 a 1 e a Bélgica por 3 a 0. O primeiro gol das Copas foi marcado por Lucien Laurent da França. Na final, o país-sede e favorito Uruguai bateu a Argentina por 4 a 2 em frente a uma torcida de 93.000 pessoas e se tornou a primeira nação a vencer uma Copa do Mundo.

Uma briga entre cartolas paulistas e cariocas impediu que a seleção brasileira levasse sua força máxima ao Mundial. Um único paulista, Araken, integrou a delegação.

 

Origens

Em 1914 a FIFA concordou em reconhecer o torneio olímpico de futebol como um "campeonato mundial de futebol para amadores", e tomou a responsabilidade por comandar o evento nas próximas três Olimpíadas: de 1920 a 1928 (Nos Jogos Olímpicos de 1908 e nos de 1912 as competições futebolísticas foram organizadas pela Football Association e pela Svenska Fotbollförbundet respectivamente).

Nos Jogos Olímpicos de 1932, realizados em Los Angeles, não havia o futebol no programa de competições por causa da baixa popularidade do esporte nos Estados Unidos, uma vez que era o futebol americano que crescia em popularidade. A FIFA e o Comitê Olímpico Internacional também divergiram na questão dos jogadores amadores e assim o futebol foi excluído dos jogos. Em 26 de maio de 1928, na conferência de Amsterdã e dia de abertura do torneio olímpico de futebol, o presidente da FIFA Jules Rimet anunciou planos de montar um torneio distinto às Olimpíadas, aberto a todos os membros da FIFA. Itália, Suécia, Países Baixos, Espanha e Uruguai se inscreveriam para sede do evento.

 

Eliminatórias

Não ocorreram eliminatórias. As seleções participantes foram convidadas pela FIFA.

 

Participantes

A primeira Copa do Mundo foi a única sem Eliminatórias. Todos os países afiliados à FIFA foram convidados a competir. 28 de fevereiro de 1930 foi a data estabelecida para que os times se registrassem para o torneio no Uruguai. Brasil, Argentina, Peru, Paraguai, Chile, Bolívia, Estados Unidos e México se inscreveram a tempo, mas a data se passou sem que uma nação do outro lado do Oceano Atlântico se inscrevesse. Uma vez que viagens trans-atlânticas eram longas e caras, poucas equipes européias se interessaram o bastante para competir. A Asociación Uruguaya de Fútbol chegou a mandar uma carta à Football Association (à época ainda não filiada à FIFA). O convite foi declinado pelo comitê da FA em 18 de novembro de 1929; até dois meses antes do início do torneio, nenhuma seleção européia tinha oficialmente se inscrito. O presidente da FIFA Jules Rimet interveio, junto com o governo uruguaio, prometendo custear as despesas de viagem de qualquer equipe européia.

Quatro times europeus acabaram viajando: Bélgica, França, Romênia e Iugoslávia. Os romenos (que perderam para a Iugoslávia um mês antes da competição mas venceriam a Copa dos Balcãs em 1931), dirigidos por Constantin"Costel" Radulescu e treinados pelo capitão Rudolf Wetzer e Octav Luchide, embarcaram o SS Conte Verde em Gênova. Os franceses embarcaram em Villefrance-sur-Mer em 21 de junho de 1930; e os belgas embarcaram em Barcelona. O Conte Verde seria o mesmo barco pelo qual viria Jules Rimet, a taça e três árbitros europeus: os belgas Jean Langenus e Henri Cristophe além de Thomas Balway, um parisiense de possível origem inglesa. O Brasil pegou o mesmo barco quando este atracou no Rio de Janeiro em 29 de junho de 1930 antes que ele chegasse ao Uruguai em 4 de julho de 1930. Foi no Rio que Balway soube que esposa havia morrido na França. Os iugoslavos viajaram no navio correio "Florida" partindo de Marselha.

 

Lista dos participantes

Países participantes

Estádios

O Estádio Centenário abrigou a maioria das partidas da Copa

 

Todas as partidas foram disputadas na capital, Montevidéu. Três estádios foram utilizados: o Estádio Centenário, o Estádio Pocitos e o Estádio Parque Central.

O Centenário, com capacidade para 100 000 pessoas, foi construído especialmente para a Copa do Mundo. Seu nome vem da celebração do centenário da independência uruguaia. Foi o principal estádio da Copa, sendo apelidado por Jules Rimet de "O Templo do Futebol". O estádio abrigou dez das dezoito partidas do Mundial, incluindo as semifinais e a final.

O restante das partidas foi disputado em pequenos estádios freqüentemente utilizados pelos clubes de futebol de Montevidéu: o Estádio Parque Central e o Estádio Pocitos, com capacidade máxima de 20.000 pessoas cada um.

 

A competição

Os treze times foram divididos em quatro grupos, como todos os jogos se realizando na capital uruguaia, Montevidéu. Uruguai, Argentina, Brasil e EUA foram designados cabeças-de-chave. Uma vez que não houve Eliminatórias para esta Copa, as duas partidas de abertura do torneio foram as primeiras partidas da história das Copas, sendo realizados simultaneamente em 13 de julho; a França bateu o México por 4 a 1 no Estádio Pocitos, enquanto os Estados Unidos derrotaram a Bélgica por 3 a 0 ao mesmo tempo no Estádio Gran Parque Central. O francês Lucien Laurent foi o marcador do primeiro gol da história das Copas do Mundo. Laurent depois diria: "Estávamos enfrentando o México e estava nevando, uma vez que era inverno no hemisfério sul. Um dos meus colegas de time cruzou a bola e eu segui seu caminho cuidadosamente, dando um voleio com meu pé direito. Todos ficamos felizes mas não ficamos rolando pelo chão - ninguém percebeu que estávamos a fazer história. Um rápido aperto de mãos e voltamos pro jogo. E não houve nenhum bonus; éramos todos amadores àquela época."

 

Grupo 1

Este grupo foi o único a conter quatro times: Argentina, Chile, França e México. Dois dias após a vitória da França sobre o México, os franceses encarariam os argentinos. O único tento da partida foi marcado pelo argentino Luis Monti, de falta. O jogo apresentou uma controversa arbitragem do brasileiro Gilberto de Almeida Rego que erroneamente apitou o final do jogo seis minutos antes do final do tempo regulamentar, com o jogo devidamente encerrado apenas após protestos dos jogadores franceses. O segundo jogo dos argentinos, contra o México, apresentou o primeiro pênalti da história das Copas. Um total de cinco pênaltis, três de maneira controversa, foram marcados durante a partida que foi apitada pelo técnico da Bolívia, Ulises Saucedo. Guillermo Stábile marcou um hat-trick na sua estréia internacional na vitória argentina sobre os mexicanos por 6 a 3. A classificação foi decidida na última rodada do grupo, quando Argentina e Chile se enfrentaram e o placar marcou 3 a 1 para os argentinos, classificando estes para a fase final.

 

Grupo 2

O segundo grupo continha Brasil, Bolívia e Iugoslávia. Brasil, o cabeça de chave, mandou um time composto quase que totalmente de cariocas (sendo o paulista Araken a única exceção) por causa de uma briga entre cartolas paulistas e cariocas, mas mesmo assim o time brasileiro poderia progredir. Porém, na partida de abertura do grupo a Iugoslávia conseguiu uma vitória de 2 a 1 sobre a seleção verde-amarela. Ambos os times bateram a Bolívia por 4 a 0. No jogo entre Brasil e Bolívia ambas as equipes jogaram com o mesmo uniforme por 45 minutos, até que os bolivianos decidiram trocar o uniforme. Com os resultados a Iugoslávia estava na fase seguinte.

 

Grupo 3

Os anfitriões uruguaios se emparelharam numa chave com Peru e Romênia. Na partida de abertura do grupo ocorreu a primeira expulsão da história das Copas, quando Plácido Galindo do Peru foi dispensado de campo contra a Romênia. A vantagem em campo ajudou os romenos a construírem a vitória de 3 a 1, uma vez que dois gols foram marcados após a expulsão. Devido a atrasos na construção do Estádio Centenário, a primeira partida da seleção uruguaia se deu apenas cinco dias depois do início do torneio. A primeira partida a ser jogada no Centenário foi precedida por uma cerimônia em honra ao centenário de independência do Uruguai. Os donos da casa venceram uma partida dura contra os peruanos por 1 a 0. Depois a celeste sacramentaria sua classificação com relativa facilidade ao golear a Romênia por 4 gols a 0.

 

Grupo 4

Os Estados Unidos dominaram o quatro grupo. A equipe dos EUA, que continha um ex-profissional de origem britânica e migrantes de várias origens. Os belgas, primeiros oponentes dos EUA foram batidos por 3 a 0. A facilidade da vitória foi inesperada; o jornal uruguaio Imparcial escreveu que "o grande placar da vitória americana (sic) realmente surpreendeu os especialistas". Repórteres belgas criticaram o estado do gramado e as decisões da arbitragem, dizendo que o segundo gol estava impedido. A segunda partida do grupo foi entre Paraguai e Estados Unidos. Neste jogo ocorreu o primeiro hat-trick da história das Copas, marcado por Bert Patenaude dos Estados Unidos. Porém, até 10 de novembro de 2006 o primeiro hat-trick era atribuído pela FIFA a Guillermo Stábile da Argentina, dois dias após Patenaude. Em 2006 a FIFA anunciou que a solicitação de Patenaude para ser o primeiro marcador de hat-trick da história das Copas era válida, pois o gol de Tom Florie tinha sido erroneamente marcado, na verdade pertencia a Patenaude. Os quatro vencedores dos grupos: Argentina, Iugoslávia, Uruguai e Estados Unidos foram às semi-finais.

 

Semi-final

As duas semi-finais tiveram placares idênticos. Na primeira semi, um gol de Monti do meio de campo no primeiro tempo deu a Argentina uma liderança de 1 a 0 contra os Estados Unidos no intervalo. No segundo tempo a força do time dos Estados Unidos foi batida pelo ritmo dos ataques argentinos, com a partida terminando 6 a 1 para a Argentina. Os jogadores dos Estados Unidos ainda reclamaram à Jean Langenus mas sem efeito.

Na segunda semi-final; novo encontro entre iugoslavos e uruguaios depois da partida nos Jogos Olímpicos de 1924. Agora a Iugoslávia sairia na frente com Sekulić marcando. O Uruguai conseguiu a virada em 2 a 1, mas pouco antes do intervalo a Iugoslávia teve um gol anulado de maneira controversa por impedimento. Os anfitriões marcaram mais quatro gols no segundo tempo, com um hat-trick de Pedro Cea, assegurando a vitória por 6 a 1.

 

Final

A final marcou o reencontro entre os finalistas dos Jogos Olímpicos de 1928, Uruguai e Argentina. Uma vez que a disputa do terceiro lugar não se estabeleceu até a Copa seguinte, a Copa de 1930 é única no fato em que não ocorreram partidas entre as semi-finais e a final. Porém, algumas fontes, notadamente um Boletim da FIFA de 1984, afirmam que houve sim uma partida do terceiro lugar e que foi vencida por 3 a 1 pela Iugoslávia. Essa informação nunca foi oficialmente confirmada.

A final foi disputada no Estádio Centenário em 30 de julho. Os portões do estádio foram abertos às oito da manhã, seis horas antes do pontapé inicial, e ao meio-dia os lugares estavam tomados, oficialmente comportando 93.000 pessoaas. Antes do início da partida ocorreu uma discordância em relação a bola que seria usada na partida, forçando a FIFA a interferir decretando que a bola argentina seria usada no primeiro tempo e uma uruguaia no segundo. O jogo acabou 4 a 2 para os uruguaios (que perdiam de 2 a 1 no intervalo) que adicionaram ao seu palmarés o título de campeões do mundo, assim que Jules Rimet os presenteou com a Copa do Mundo, que seria depois nomeada em sua homenagem. O dia seguinte à partida foi declarado feriado nacional no Uruguai; em Buenos Aires arruaceiros jogaram pedras no consulado uruguaio.

Somente um jogador que esteve em campo naquela final, o argentino Francisco Varallo que era atacante, ainda está vivo.

França, Iugoslávia e Estados Unidos jogariam amistosos na América do Sul após a competição. O Brasil enfrentaria a França em 1 de agosto, a Iugoslávia em 10 de agosto e os Estados Unidos em 17 de agosto, enquanto a Argentina recebeu a Iugoslávia em 3 de agosto.

 

Jogos

1ª Fase

Grupo 1

Seleção

Pts

J

V

E

D

GP

GC

SG

Flag of Argentina.svg Argentina

6

3

3

0

0

10

4

6

Flag of Chile.svg Chile

4

3

2

0

1

5

3

2

Bandeira da França França

2

3

1

0

2

4

3

1

Flag of Mexico.svg México

0

3

0

0

3

4

13

-9

13 de julho de 1930
15:00

Bandeira da França França

4X1

Flag of Mexico.svg México

Montevidéu, Estádio Pocitos
Árbitro: Domingo Lombardi Flag of Uruguay.svg Uruguai
Público: 1000

Laurent Gol 19'
Langiller Gol 40'
Maschinot Gol 42' Gol 87'

Carreño Gol 70'


15 de julho de 1930
16:00

Flag of Argentina.svg Argentina

1X0

Bandeira da França França

Montevidéu, Estádio Parque Central
Árbitro: Gilberto Almeida Rego Brasil Brasil
Público: 3000

Monti Gol 81'


10 de julho de 1930
14:45

Flag of Chile.svg Chile

3X0

Flag of Mexico.svg México

Montevidéu, Estádio Parque Central
Árbitro: Henri Chistophe Flag of Belgium (civil).svg Bélgica
Público: 2000

Subiabre Gol 4' Gol 52'
Vidal Gol 65'


19 de julho de 1930
12:50

Flag of Chile.svg Chile

1X0

Bandeira da França França

Montevidéu, Estádio Centenário
Árbitro: Anibal Tejeda Flag of Uruguay.svg Uruguai
Público: 2000

Subiabre Gol 65'


19 de julho de 1930
15:00

Flag of Argentina.svg Argentina

6X3

Flag of Mexico.svg México

Montevidéu, Estádio Centenário
Árbitro: Alexis Ponnet Flag of Belgium (civil).svg Bélgica
Público: 5000

Stábile Gol 8' Gol 17' Gol 80'
Zumelzú Gol 12' Gol 55'
Varallo Gol 53'

M. Rosas Gol 42 (pen) Gol 65
Gayón Gol 75'


22 de julho de 1930
14:45

Flag of Argentina.svg Argentina

3X1

Flag of Chile.svg Chile

Montevidéu, Estádio Centenário
Árbitro: John Langenus Flag of Belgium (civil).svg Bélgica
Público: 1000

Stábile Gol 12', Gol 13'
M. Evaristo Gol

Subriabre Gol 15'

Classificada: Flag of Argentina.svg Argentina

 

Grupo 2

Seleção

Pts

J

V

E

D

GP

GC

SG

Flag of the Kingdom of Yugoslavia.svg Iugoslávia

4

2

2

0

0

6

1

5

Flag of Brazil (1889-1960).svg Brasil

2

2

1

0

1

5

2

3

Flag of Bolivia.svg Bolívia

0

2

0

0

2

0

8

-8

14 de julho de 1930
12:45

Flag of the Kingdom of Yugoslavia.svg Iugoslávia

2X1

Flag of Brazil (1889-1960).svg Brasil

Montevidéu, Estádio Parque Central
Árbitro: Alexis Ponnet Flag of Belgium (civil).svg Bélgica
Público: 5000

Tirnanić Gol 21'
Bek Gol 30'

Preguinho Gol 62'


17 de julho de 1930
12:45

Flag of the Kingdom of Yugoslavia.svg Iugoslávia

4X0

Flag of Bolivia.svg Bolívia

Montevidéu, Estádio Parque Central
Árbitro: Francisco Mateucci Flag of Uruguay.svg Uruguai
Público: 800

Bek Gol 60' Gol 67'
Marjanović Gol 65'
Vujadinović Gol 85'


23 de julho de 1930
13:00

Flag of Brazil (1889-1960).svg Brasil

4X0

Flag of Bolivia.svg Bolívia

Montevidéu, Estádio Centenário
Árbitro: Georges Balvay Bandeira da França França
Público: 3200

Moderato Gol 37' Gol 73'
Preguinho Gol 57' Gol 83'

Classificada: Flag of the Kingdom of Yugoslavia.svg Iugoslávia

 

Grupo 3

Seleção

Pts

J

V

E

D

GP

GC

SG

Flag of Uruguay.svg Uruguai

4

2

2

0

0

5

0

5

Flag of Romania.png Romênia

2

2

1

0

1

3

5

-2

Flag of Peru (1825 - 1950).svg Peru

0

2

0

0

2

1

4

-3

14 de julho de 1930
14:50

Flag of Romania.png Romênia

3X1

Flag of Peru (1825 - 1950).svg Peru

Montevidéu, Estádio Pocitos
Árbitro: Alberto Warnken Flag of Chile.svg Chile
Público: 1300

Desu Gol 1'
Barbu Gol 74'
Stanciu Gol 85'

De Souza Ferreyra Gol 70'


18 de julho de 1930
14:30

Flag of Uruguay.svg Uruguai

1X0

Flag of Peru (1825 - 1950).svg Peru

Montevidéu, Estádio Centenário
Árbitro: John Langenus Flag of Belgium (civil).svg Bélgica
Público: 81200

Castro Gol 60'


21 de julho de 1930
14:50

Flag of Uruguay.svg Uruguai

4X0

Flag of Romania.png Romênia

Montevidéu, Estádio Centenário
Árbitro: Gilberto de Almeida Rego Brasil Brasil
Público: 80000

Dorado Gol 7'
Scarone Gol 26'
Peregrino Anselmo Gol 31'
Cea Gol 35'

Classificado: Flag of Uruguay.svg Uruguai

 

Grupo 4

Seleção

Pts

J

V

E

D

GP

GC

SG

US flag 48 stars.svg Estados Unidos

4

2

2

0

0

6

0

6

Flag of Paraguay.svg Paraguai

2

2

1

0

1

1

3

-2

Flag of Belgium (civil).svg Bélgica

0

2

0

0

2

0

4

-4

13 de julho de 1930
15:00

US flag 48 stars.svg Estados Unidos

3X0

Flag of Belgium (civil).svg Bélgica

Montevidéu, Estádio Parque Central
Árbitro: José Bartolomé Macias Flag of Argentina.svg Argentina
Público: 10000

McGhee Gol 41' Gol 45'
Patenaude Gol 88


17 de julho de 1930
14:45

US flag 48 stars.svg Estados Unidos

3X0

Flag of Paraguay.svg Paraguai

Montevidéu, Estádio Parque Central
Árbitro: José Bartolomé Macias Flag of Argentina.svg Argentina
Público: 800

Patenaude Gol 10' Gol 15' Gol 50'


20 de julho de 1930
15:00

Flag of Paraguay.svg Paraguai

1X0

Flag of Belgium (civil).svg Bélgica

Montevidéu, Estádio Centenário
Árbitro: Ricardo Vallarino Flag of Uruguay.svg Uruguai
Público: 900

Peña Gol 40'

Classificado: US flag 48 stars.svg Estados Unidos

 

Fases Finais

 

Semi finais

Finais

       

26 de Julho – Montevidéu

 Flag of Argentina.svg Argentina

6

 

 US flag 48 stars.svg Estados Unidos

1

 

 

30 de Julho – Montevidéu

  

 Flag of Uruguay.svg Uruguai

4

 

 Flag of Argentina.svg Argentina

2

27 de Julho - Montevidéu

 Flag of Uruguay.svg Uruguai

6

 Flag of the Kingdom of Yugoslavia.svg Iugoslávia

1

 

Semifinais

26 de julho de 1930
14:45

Flag of Argentina.svg Argentina

6X1

US flag 48 stars.svg Estados Unidos

Montevidéu, Estádio Centenário
Árbitro: John Langenus Flag of Belgium (civil).svg Bélgica
Público: 80000

Monti Gol 20'
Scopelli Gol 56'
Stábile Gol 69' Gol 87'
Peucelle Gol 80' Gol 85'

Brown Gol 89'


27 de julho de 1930
14:45

Flag of Uruguay.svg Uruguai

6X1

Flag of the Kingdom of Yugoslavia.svg Iugoslávia

Montevidéu, Estádio Centenário
Árbitro: Gilberto de Almeida Rego Brasil Brasil
Público: 93000

Cea Gol 18' Gol 67' Gol 72'
Anselmo Gol 20' Gol 31'
Iriarte Gol 61'

Sekulić Gol 4'

Final

30 de julho de 1930
15:30

Flag of Uruguay.svg Uruguai

4X2

Flag of Argentina.svg Argentina

Montevidéu, Estádio Centenário
Árbitro: John Langenus Flag of Belgium (civil).svg Bélgica
Público: 93000

Dorado Gol 12'
Cea Gol 57'
Iriarte Gol 68'
Castro Gol 89'

Peucelle Gol 20'
Stábile Gol 37'

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

 

Uruguai

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

 

Argentina

Vencedor

Campeão da Copa do Mundo FIFA de 1930

Uruguai
Uruguai
Primeiro Título

Artilharia

8 gols
  • Stábile - Flag of Argentina.svg Argentina

5 gols
  • Cea - Flag of Uruguay.svg Uruguai

4 gols
  • Subiabre - Flag of Chile.svg Chile

  • Patenaude - Flag of the United States.svg Estados Unidos

3 gols
  • Peucelle - Flag of Argentina.svg Argentina

  • Preguinho - Brasil Brasil

  • Anselmo - Flag of Uruguay.svg Uruguai

  • Bek - Flag of SFR Yugoslavia.svg Iugoslávia

2 gols
  • Monti - Flag of Argentina.svg Argentina

  • Zumelzú - Flag of Argentina.svg Argentina

  • Moderato - Brasil Brasil

  • Maschinot - Bandeira da França França

  • M. Rosas - Flag of Mexico.svg México

  • Castro - Flag of Uruguay.svg Uruguai

  • Dorado - Flag of Uruguay.svg Uruguai

  • Iriarte - Flag of Uruguay.svg Uruguai

  • McGhee - Flag of the United States.svg Estados Unidos

1 gol
  • M. Evaristo - Flag of Argentina.svg Argentina

  • Scopelli - Flag of Argentina.svg Argentina

  • Varallo - Flag of Argentina.svg Argentina

  • Vidal - Flag of Chile.svg Chile

  • Langiller - Bandeira da França França

  • Laurent - Bandeira da França França

  • Carreño - Flag of Mexico.svg México

  • Gayón - Flag of Mexico.svg México

  • Peña - Flag of Paraguay.svg Paraguai

  • Ferreira - Flag of Peru.svg Peru

  • Barbu - Flag of Romania.svg Romênia

  • Desu - Flag of Romania.svg Romênia

  • Stanciu - Flag of Romania.svg Romênia

  • Jim Brown - Flag of the United States.svg Estados Unidos

  • Scarone - Flag of Uruguay.svg Uruguai

  • Marjanović - Flag of SFR Yugoslavia.svg Iugoslávia

  • Sekulić - Flag of SFR Yugoslavia.svg Iugoslávia

  • Tirnanić - Flag of SFR Yugoslavia.svg Iugoslávia

  • Vujadinović - Flag of SFR Yugoslavia.svg Iugoslávia

Curiosidades

  • Quando a imprensa elegeu o time combinado perfeito do Mundial de 30, apenas um brasileiro entrou para a lista: Fausto. Outros dois países tiveram um jogador cada escolhidos, Iugoslávia e França. Os outros jogadores estavam divididos entre uruguaios e argentinos.

  • O primeiro jogador a perder um pênalti em Copas do Mundo foi o chileno Carlos Vidal. Ele desperdiçou a cobrança aos 35 minutos do primeiro tempo no jogo entre Chile e França, no Mundial de 1930.

  • João Coelho Neto, o Preguinho, marcou o primeiro gol do Brasil em Copa do Mundo. Foi na derrota de 2 X 1 para a Iugoslávia. Ele era filho do escritor Coelho Neto e também praticava natação, vôlei e atletismo. Ele foi o artilheiro brasileiro na competição, marcando três gols em duas partidas. Além de Preguinho, Veloso foi o primeiro goleiro a defender um pênalti em mundiais, esse no segundo jogo do Brasil, contra a Bolívia, que terminou com vitória brasileira por 4 a 0.

  • Em entrevista a um jornal uruguaio após a Copa, o presidente da FIFA, Jules Rimet, disse que o mundial seguinte seria realizado somente em 1938 e que o Uruguai seria campeão do mundo por oito anos.

  • Com receio de problemas entre a torcida local e os milhares de argentinos que atravessariam o rio da Prata para ver a final, a polícia de Montevidéu destacou 10 mil homens para realizar a segurança.

  • O capitão da seleção francesa, Villaplane, foi acusado de colaborar com a Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial e fuzilado em 1945.

  • O centroavante argentino Manuel Ferreyra não pôde defender sua seleção no jogo contra o México porque tinha, na mesma hora, prova da faculdade. Em seu lugar entrou Guillermo Stábile, que fez três gols, ganhou a posição e terminou como artilheiro da Copa. Ferreyra reconquistou um lugar entre os titulares, mas teve de ser deslocado para a ponta direita.

  • Nas semifinais contra a Argentina, o médico dos EUA invadiu o gramado para protestar contra uma marcação do árbitro. Sem querer, derrubou sua sacola, quebrando uma garrafa de clorofórmio. O norte-americano foi coberto pela fumaça e teve de receber atendimento.

  • O atacante uruguaio Castro não tinha a mão direita. Por isso, recebeu o apelido de "El Manco". Ele marcou, contra o Peru, o primeiro gol do Estádio Centenário e ainda fez o quarto – e último – do Uruguai na final contra a Argentina.

  • Na véspera da final, Carlos Gardel, maior nome do tango, visitou a concentração da Argentina. Porém, ele também foi cumprimentar os jogadores uruguaios, o que irritou os compatriotas, que consideravam o cantor patrimônio nacional. Mas se esqueceram que Gardel viveu parte da infância no Uruguai (os uruguaios, inclusive, afirmam que ele teria nascido no país).

Free Web Hosting