Alemanha campeã da pior copa da história-1990

       Jogos medíocres, sem emoção, ruim de assistir. Pouca coisa se salvou nesta Copa de 1990. Talvez a Alemanha que mostrou força, abnegação e disciplina. O melhor foi a surpresa de Camarões comandada por um jogador de 38 anos, Roger Milla. Nem o craque Maradona se salvou. Longe de sua melhor forma fez o possível para levar seus limitados companheiros a uma final contra os alemães. Os poucos lampejos de Maradona aconteceram contra o Brasil.

A Copa começou no dia 08 de junho com uma zebra sem tamanho. Mas que a cerimônia de inauguração ou a perplexidade dos argentinos, ficou evidente a evolução do continente africano nos últimos anos. Camarões comandado por um atleta de 38 anos, Roger Milla, derrotou os campeões do mundo, a Argentina, por 1x0. No grupo D, a Alemanha começou goleando a Iugoslávia por 4x1. A próxima vitima dos alemães foi o Emirados Árabes que perderam de 5x1. O ataque alemão formado por Matthãus. Hassler. Völler e Klinsmann, era o ponto alto do time. Longe de ser uma revolução, a tática da Alemanha foi uma exceção aos esquemas fechados que predominaram na Copa da Itália. No ultimo jogo da primeira fase, veio mais uma surpresa na Copa. Alemanha empatou com a Colômbia em 1x1. Neste jogo a imprensa sentiu que os alemães tinham um time burocrático e que esbarrou em um time tecnicamente inferior.

Contra a Holanda, na oitavas de finais, a Alemanha realizou sua melhor partida na Itália. Jogou um futebol solidário, com seus jogadores se deslocando por todas as partes e conseguiram o seu objetivo: buscar uma vitória com raça e determinação. Para chegar a finalissima, os alemães tiveram que despachar os ingleses em partida difícil e que foi decidida nos pênaltis. O tempo regulamentar foi de 1x1, a prorrogação 0x0 e nos pênaltis, a Alemanha venceu por 4x3. A Argentina também venceu a Itália nos pênaltis e se habilitou a decidir a Copa com a Alemanha.

A decisão foi realizada no estádio Olímpico de Roma no dia 08 de julho. Para a Alemanha, o titulo valeria um tri campeonato. Seria o tri da perseverança, de quem passou o dissabor de perder as duas ultimas finais, contra a Itália em 1982 e contra a Argentina em 1986. O tri da tradição, de quem se fez presente em doze dos quatorze mundiais disputados. O tri de muita luta. O tri de muita arte. Finalmente, o tri da esperança. A copa de 1990 viu o renascimento da grande Alemanha. Com a reunificação das duas Alemanhas, o time ficou mais forte, mais determinado. A vitória sobre os argentinos por 1x0 não deixou margem de duvida de que venceu a melhor equipe da Copa. Seu treinador, Beckenbauer, tem um currículo de vitórias e foi um exemplo no banco. Carismático e implacável na defesa de seus ideais, é idolatrado por sua personalidade. Franz Beckembauer administrou sua seleção com maestria, aliando o talento dos tempos de craque a arte de dirigir a beira das quatro linhas. Fez do pulso firme, da seriedade e do conhecimento de causa as três maiores armas do seu trabalho. Realmente, um imperador sem rivais.

 

Próximo artigo: Amarildo na Copa de 1962

Free Web Hosting